sexta-feira, janeiro 13, 2006

EXCELENTE NOTÍCIA! ! !

O Behind the Names, http://www.behindthename.com/ , está colocando uma seção no site somente para sobrenomes!
Esse site é espetacular, não somente por prover etimologia de nomes próprios de modo confiável, mas por, nos últimos três anos, vir crescendo e melhorando cada vez mais.
A primeira grande melhora foi uma ampliação razoável na seção de prenomes. Agora, entra numa nova etapa, em que instalou uma seção somente para os sobrenomes (em português europeu "apelidos").
(Os romanos tinham praenomina e nomina e cognomina. Assim, um cidadão comum, tinha, pelo menos, um praenomen e um nomen, no caso, da família do pai, e, se fosse necessário, para identificá-lo, uma vez que havia nomes repetidos, dava-se um cognomen ao sujeito.)
(As moças, comumodo levavam como prenome o nome (nomen) do pai, num tipo de formativo de diminutivo, de modo que as filhas dos Caios e Titos e Públios Fábios, se chamavam Fabianas, as filhas dos Caios e Titos e Públios Lúcios chamavam-se, comumente Lucianas, e assim por diante; surgiram também formas masculinas desse nomes derivados de nomina paterna.)
(As moças, mas isso é mais recente, penso, portanto -- ALERTA DE HIPÓTESE, aqui* --, quando se casavam, trocavam o nome da família do pai pelo nome da família do marido, pois estavam conforme o costume romano, deixando a família do pai, sendo devida e legalmente raptadas pelos respectivos maridos. :^) Sim, como no caso do rapto das sabinas. Por isso, é de praxe comum, segundo tradições extra-milenares que o jovem noivo leve nos braços a noiva para dentro de casa. No meu caso, a noiva deverá entrar em minha casa caminhando pelos seus próprios pés.)
(Voltando aos sobrenomes!, Fabiana Fabio, desposada por Caio ou Tito ou Públio Graco, passaria a chamar-se Fabiana Graco.)
Havia, voltando a Roma, como é óbvio, nomes femininos que não eram derivados dos nomes de famílias paternas. Cito alguns exemplos: Camila (Camilla), Prisca (cujo diminutivo era Priscila, Priscilla), Claudia, Taís (Thais) dentre outros.
*& TODA hipótese deve ser provada para verificação ou refutação.
A seção de sobrenomes do Behind the Names ainda está bastante simples, mas eu considero um bom começo, e, sem sombra de dúvida, indicativo de boa carreira do realizador do trabalho na internet e fora dela (pois tal trabalho exige coleta...), uma vez que vem, ao longo dos três anos que se passaram, me surpreendendo com novidades e crescimento, ano a ano.
Sinal verde! por minha indicação.
_:^)_

0 "TAMBÉM QUERO FALAR!" / É, só que agora EU NÃO VOU DEIXAR!

Postar um comentário

<< Home